Um pecuarista de Rondônia está turbinando sua produção de gado com a ajuda do Selo Combustível Social. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.
O quadro Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 15, contou a história do produtor rural Eliseu Gehring, 34 anos.
Ele administra junto com a mãe, Eurídice Lamas Gehring, 72 anos, o sítio Vista Alegre, no município de Rolim de Moura (RO).
Quem apresentou essa história e fez uma visita ao produtor foi o originador Matheus Roz, de Rolim de Moura (RO).
Selo Combustível Social em Rondônia
O Selo Combustível Social ajuda no melhoramento genético de animais de cruzamento industrial. O Programa capacita pecuaristas em temas como gestão, comercialização e melhoramento genético e garante matéria-prima para biodiesel.
Criado desde 2004, o Selo Combustível Social, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e foi incorporado pelas indústrias do biocombustível.
Chegada dos produtores rurais em Rondônia
Eliseu contou que seus pais chegaram em Rondônia em 1984 e logo adquiriram o sítio Vista Alegre.
O sítio possui 125 hectares e tem oito divisões de piquetes para 310 bovinos. Este nível de produção foi possível graças ao empenho do produtor e a parceria com a assistência técnica da JBS Biodiesel.
Adesão ao programa Selo Combustível Social
O produtor aderiu ao programa em 2019 e, de lá para cá, recebe visitas e assistência dos técnicos da empresa.
O sítio atualmente possui matrizes. A produção de bezerros machos é vendida para terceiros. Já as bezerras são para fazer a reposição das matrizes mais velhas.