Pecuarista de MS surpreende com abate de 300 novilhas com acabamento uniforme

Feito do produtor Geovani de Col Teixeira, titular da fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Itaquiraí (MS)

Fazer abates uniformes na pecuária não é um feito fácil, mas um pecuarista de MS surpreendeu com um abate de 300 novilhas com acabamento uniforme.

O peso médio dos animais foi de 19,3 arrobas (290 quilos). As novilhas meio-sangue Angus foram destaque no quadro Giro pelo Brasil desta terça-feira, 2.

O feito foi do produtor Geovani de Col Teixeira, titular da fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Itaquiraí (MS).

“Trata-se de um trabalho constante do pecuarista. Foi um lote grande com acabamento e de um gado muito novo de zero a três dentes. Foi uma novilhada com preço de boi e que conquistou um dos grandes bônus do mercado”, diz o originador Fernando Araújo, da unidade da Friboi de Campo Grande (MS).

A maioria do lote de novilhas foi classificada no protocolo 1953, que garante um dos maiores bônus aos pecuaristas do País.

O que é o protocolo 1953?

novilhas angus protocolo 1953 marabá pará
Lote de novilhas Angus abatidas no protocolo 1953. Foto: Divulgação

Lançado em 2018, o protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças britânicas).

Além disso, os machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos. As novilhas precisam ter até quatro dentes. A maturidade e o acabamento também são fundamentais.

Novilhada de Minas Gerais com destino à China

Outro lote de animais que mereceu destaque veio da produção do pecuarista Carlito Lemes da Silva, da fazenda Lageado, no município de Tupaciguara (MG).

Foram 200 novilhas levadas para o abate. O peso médio foi de 15 arrobas (225 quilos).

Grande parte desse lote (97%) teve destino certo de exportação para a China, segundo o originador Roberto Ribeiro Moreira Filho, gerente da unidade da Friboi de Ituiutaba (MG).

 

Sair da versão mobile