Pecuarista aponta benefícios do plantio do capim Angola em áreas de várzea

Diferença da forrageira na comparação com a Humidicola, também recomendada para solos encharcados, é que sua propagação é feita exclusivamente por mudas

O pecuarista e consultor Victor Darido, da Fazenda Água Preta, de Pindamonhangaba-SP, enviou novo vídeo para exibição no Giro do Boi desta terça, dia 28, desta vez destacando as características do capim Angola, indicado para uso em áreas encharcadas.

“A fazenda é de várzea e, para quem não sabe, boa parte dela é baixada, então alaga. E a gente trabalha com o capim Angola. Diferente da Humidicola, ele não é propagado por semente, ele é propagado por muda. Vocês podem ver aqui nesta parte da tela, que o capim brotou, mas não está lá essas coisas. É um capim de inverno, vedado. […] E a gente fez a irrigação nossa por alagamento numa parte específica para mostrar para vocês a diferença da rebrota do capim. Então vendo, aqui a mágica acontece! Veja como o capim sai muito mais quando está alagado. E é um capim que realmente aguenta encharcamento, ele pode ficar submerso por longos períodos que ele rebrota e não morre (veja na imagem acima)”, comentou Darido.

Conheça pontos fortes e fracos da Humidícola e recomendações de uso

Na imagem em destaque, pode-se observar que o capim Angola à esquerda não foi irrigado, ao passo que a irrigação foi feita na área à direita.

“Vocês estão vendo aqui o mesmo capim. De um lado ele foi irrigado, do outro não foi irrigado. É o Angola. O Angola se dá muito bem em áreas de baixa drenagem e aqui na fazenda nós temos algumas áreas de várzea e nós utilizamos ele com bastante sucesso. A diferença e dificuldade seria na propagação. A propagação tem que ser exclusivamente por mudas, o que dificulta um pouquinho a sua implantação. Você tem que ver na sua região se ele seria adequado ou não porque ele demanda um pouquinho mais de mão de obra para implantar na propriedade”, comentou o engenheiro agrônomo Celso Machado.

+ Qual capim devo usar em área de encharcamento?

Confira pelo vídeo completo gravador por Victor Darido sobre a implantação do capim Angola em sua propriedade:

Sair da versão mobile