Nesta quarta, 10, o Giro do Boi levou ao ar entrevista com o professor da Unesp de Jaboticabal-SP, Mateus Paranhos, zootecnista, pós-doutor em bem-estar animal e coordenador do Grupo Etco, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal.
O professor comemorou a consolidação das práticas de bem-estar animal dentro das fazendas. “Na minha avaliação, a adoção das boas práticas de manejo e o bem-estar dos animais de produção vem em uma crescente. […] E eu vejo esse crescimento sustentável, as mudanças estão vindo para ficar, embora o processo seja lento, mas ele é permanente e me agrada isso porque bem-estar animal não é moda, é quebra de paradigma”, celebrou.
No entanto, Paranhos, que concedeu entrevista em meio à Interconf 2018, em Goiânia-GO, lamentou a extensão dos problemas de bem-estar em boa parte dos confinamentos no Brasil. “Que bovino está indo pro confinamento? É um bovino que foi preparado para isto e você quer tirar o melhor produto no final ou é quase uma situação de urgência ou emergência para reduzir o números de animais mortos porque não foi feito um bom trabalho na seca para as pastagens? Então, baseado nisso, a primeira imagem do confinamento tem que ser analisada com muito cuidado. Eu acho que ainda existem erros elementares sendo cometidos”, declarou Paranhos.
“Esses erros passam pelo universo da nutrição, pelo universo do ambiente, pelo universo do manejo. Com tudo, em algum momento, tem alguma coisa errada. Por exemplo, o gado chega do transporte de uma grande distância e já entra no processamento, recebe vacina. A vacina em um animal estressado não vai funcionar. A gente sabe que uma porcentagem dos animais não vai reagir ao estímulo que a vacina traz. Então detalhes como estes ainda são comuns, frequentes, de ocorrer no confinamento. A gente espera que com o tempo isso vá reduzindo e que as pessoas se estruturem para fazer um trabalho melhor”, recomendou.
O pesquisador comentou também o lançamento do Manual de Boas Práticas de Manejo de Confinamento, que ocorreu durante a conferência na capital de Goiás. Trata-se de uma publicação do Grupo Etco que reúne dicas de bem-estar para animais que terão como destino a engorda intensiva.
+ Grupo ETCO lança manual sobre boas práticas de confinamento; faça o download do PDF
Veja a entrevista completa de Paranhos exibida no Giro do Boi desta quarta: