Temas como a pecuária regenerativa e a agricultura biológica atraiu muitos pecuaristas durante um dia de campo realizado na fazenda centenária Campanário, no interior de Mato Grosso do Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa história.
A propriedade recebeu cerca de 450 pecuaristas para mostrar como funciona na prática uma produção sustentável.
A propriedade localizada no município de Laguna Carapã (MS), sediou o primeiro Friboi Day, realizado pela Friboi no mês de novembro.
O evento foi o primeiro de uma série de dias de campo que servirão para inspirar os produtores pelo País, mostrando como a sustentabilidade das fazendas está transformando a produção de carne no País.
Pecuária regenerativa e agricultura biológica
Durante o dia de campo na propriedade, a estação tecnológica que mais chamou a atenção foi a da pecuária regenerativa e agricultura biológica.
A pecuária regenerativa adotada pela propriedade busca o aproveitamento dos resíduos de todas as atividades da fazenda, segundo o Ricardo Cassachia, supervisor técnico da fazenda Campanário.
“Temos aproveitar não só os resíduos que saem do confinamento, mas todo o resíduo que a possamos transformar isso em adubação orgânica”, diz Cassachia.
O exemplo é de poder ciclar esses resíduos o que passa a ser um importante forma para preservação de recursos naturais e trazendo menos impacto ao meio ambiente.
Trabalho com biológicos na fazenda
Já o trabalho com biológicos é feito a partir de um manejo no qual são aliados produtos à base de fungos e bactérias e ainda plantas que possam auxiliar no controle de pragas e doenças pela fazenda.
Há também uma linha de plantas que beneficiam até os aspectos de solo, permitindo o desenvolvimento de inimigos naturais.
“Vai depender muito da espécie de planta do momento, mas temos trabalhado bastante com plantas como o trigo moresco, a ervilhaca peluda, o capim sudão e a braquiária”, diz André Araújo Marques, engenheiro agrônomo da propriedade.
Legado na boa produção de gado
Fundada em 1910, a Campanário é um destaque na história do agro brasileiro e desponta como uma das unidades de referência na produção agrícola.
Atualmente, o carro-chefe é a produção de grãos e gado de corte, num dos projetos de referência em integração, boas práticas, manejo e sustentabilidade.