Pecuária moderna: com tecnologia, fazenda em MG produziu 69@/ha

Fazenda integrou pasto com batata, reduziu em 50% o custo dos fertilizantes com dejetos de confinamento e diminuiu em 85% a conta de energia com luz solar

A série de conteúdos Repórter Nissan foi até Campestre, em Minas Gerais, para contar a história da Fazenda Cigana. Conforme consta no conteúdo, a propriedade lançou mão de tecnologia para desfrutar de uma produtividade de 69 @/ha com uma pecuária moderna. Além disso, a fazenda também é exemplo de sucessão familiar entre o pai, Chico Boiada, e filha, a zootecnista Ana Paula da Silva.

Conforme destacou a zootecnista, trabalhar com o pai em prol da pecuária moderna exige amadurecimento para a evolução. Primordialmente, a união levou ao sucesso. Por exemplo, a propriedade foi capaz de chegar às incríveis 69 arrobas por hectare intensificando o uso de pasto e lançando mão do confinamento na engorda.

Nesse sentido, o uso do pasto se intensificou com a integração com lavoura de batata em parceria com agricultores da região. Do mesmo modo, o custo com fertilizantes para os cultivos de pasto, milho e sorgo ficou 50% menor usando dejetos do confinamento como adubo orgânico.

Enquanto isso, o uso de painéis solares provê boa parte da energia usada na propriedade de pecuária moderna, o que significou redução de 85% da conta de luz.

FAZENDA NOTA 10

Em suma, a harmonia na sucessão e novas tecnologias combinaram com a capacitação em gestão que o programa Fazenda Nota 10 proporcionou. “Fez a gente enxergar números e eu lembro que no nosso primeiro resultado eu me assustei um pouco. Eu peguei o computador daqui da fazenda, cheguei em casa e fiquei três dias trancada. […] (A fazenda tinha) custo excessivo com insumos, com mão de obra também. […] O programa fez e faz a gente enxergar os pontos críticos a serem melhorados”, destacou Ana Paula.

Em conclusão, embora a pecuária moderna já esteja em evidência dentro da Fazenda Cigana, a projeção é ir ainda mais longe. “A nossa produção de arrobas por hectare é muito alta, mas a gente tem que sempre ficar muito atento à nossa margem para estar produzindo e tendo lucro também”, salientou a zootecnista.

Acesse o conteúdo original:

+ Apostando no uso de tecnologias, fazenda em MG produziu 69@/ha na última safra

Por fim, assista em vídeo a reportagem sobre a pecuária moderna da Fazenda Cigana, em Campestre-MG:

Sair da versão mobile