DICAS DO CHAKER

Pecuária é realmente mais segura do que agricultura?

Confira a explicação do zootecnista Antonio Chaker, diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias

Será que a atividade pecuária é realmente mais segura do que a agricultura? Assista ao vídeo abaixo e confira as conclusões de um dos maiores especialistas em gestão de propriedades rurais no País.

O Giro do Boi nesta sexta-feira, 11, voltou a apresentar o quadro “Dicas do Chaker”, com o zootecnista Antonio Chaker, diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias.

Neste primeiro episódio, o especialista falou dos resultados na produção de arrobas por hectare ao ano tanto na cria, como na recria e engorda a partir do Benchmarking elaborado pela equipe do Inttegra.

Números da produtividade nas fazendas

Números do Benchmarking do Instituro Inttegra na safra 2021/2022. Foto: Reprodução
Números do Benchmarking do Instituro Inttegra na safra 2021/2022. Foto: Reprodução

No passado, as melhores fazendas de cria, entregavam em torno de 10 arrobas por hectare, já agora em 2022, 14,1 arrobas, uma evolução de mais de 40%.

Já na análise do ciclo completo com cria, recria e terminação, as fazendas produziam 14,8 arrobas por hectare e já estão em 26,1 arrobas por hectare.

“No entanto, o mais impressionante foi os números das fazendas de recria e terminação”, diz Chaker.

As fazendas nesse sistema produziram 35,5 arrobas por hectare em 2016 e em 2022 estão produzindo 93 arrobas por hectare.

O outro lado da história da atividade pecuária

Resultado das fazendas de pecuária no Benchmarking do Instituro Inttegra na safra 2021/2022. Foto: Reprodução

Apesar de bons números de produtividade, essa é apenas a metade da história da atividade pecuária no País.

“Isso significa se essas fazendas tiveram lucro ou prejuízo. Pois a gente sabe que produzir muito, em geral, não garante o resultado”, diz Chaker.

De um ano para o outro, o especialista percebeu que 40% das fazendas melhoram seu resultado econômico e a maioria, 60%, não.

Fazendas gastaram mais e produziram pouco

Bovinos de corte no cocho. Foto: Juliana Sussai/Embrapa Pecuária Sudeste

De uma safra para a outra, as fazendas produziram menos e gastaram mais. Essa combinação de produzir menos e gastar mais trouxe uma visão de que 26% das fazendas tiveram prejuízos.

Por isso é importante estar atento que, a atividade pecuária nem sempre será tão segura quanto a agricultura. Tudo dependerá do nível de gestão e planejamento em cada atividade.

Dicas do Chaker

Ao todo, serão sete episódios trazendo os principais números e aprendizados da safra 2021/2022, que terminou agora no finalzinho de junho.

O foco dessa nova temporada de Dicas do Chaker no Giro do Boi é nas estratégias para aumentar a produção e a lucratividade nas fazendas de bovinos de corte do País.

Sair da versão mobile