Pecuária do MS se prepara para defender títulos do Circuito Nelore em 2020

Em 2019, Mato Grosso do Sul abocanhou os títulos de melhor lote de machos, de fêmeas e melhor unidade de compra de gado

A pecuária sul-mato-grossense já está se preparando para a defesa dos títulos que abocanhou na edição 2019 do Circuito Nelore de Qualidade. No ano passado, o pecuaristas do MS foram os ganhadores nas categorias melhor lote de machos, melhor lote de fêmeas e também melhor unidade de compra de gado. Relembre o resultado completo pelo link abaixo:

+ Conheça os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade 2019

“Nós buscamos junto com os pecuaristas aqui da região nos preparar, fazer a seleção, acompanhar e sempre trabalhar com antecedência dentro de um cronograma e planejamento nas etapas porque realmente a responsabilidade acaba pesando sobre nós por estes quatro anos que nós temos chegado na frente”, disse ao Giro do Boi o gerente regional de originação da Friboi Sérgio Gonçalves, responsável pela compra de gado nas unidades da indústria em Nova Andradina, Naviraí e Ponta Porã. A expectativa é alta a ponto de produtores, ao final dos abates de uma etapa, já reservarem vagas no circuito do ano seguinte, conforme registrou Gonçalves.

+ Confira agenda completa do Circuito Nelore de Qualidade 2020 e novidades no regulamento

A competição é aberta para todos neloristas do Brasil, no entanto o pecuarista que é filiado às associações regionais de criadores da raça podem agregar valor aos lotes estando aptos a abatê-los dentro do Protocolo Nelore Natural, que premia carcaças de qualidade com até R$ 10,50 por arroba.

“A gente acompanha o pessoal que às vezes não faz parte da associação e a gente conversa sobre isso porque a grande maioria que tem potencial entrega animal com acabamento, animais precoces. Então vamos cada dia mais fazer as inscrições e pontuar. A raça Nelore hoje se destaca tanto no acabamento quanto na precocidade, que é o que precisamos para sustentar os mercados internacionais e o mercado interno também, porque hoje todo mundo que compra busca (carne de) um animal mais jovem”, disse Gonçalves.

Premiação por qualidade leva à evolução da pecuária, diz presidente da Nelore

Como exemplo de qualidade da raça Nelore no Mato Grosso do Sul, Gonçalves apresentou um lote de novilhas da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, de Batayporã, que pesou em média 15@ e marcou 87% no Farol da Qualidade, sendo 100% classificados para premiação pelo programa Precoce MS.

Veja a entrevista completa com Sérgio Gonçalves no vídeo abaixo:

 

Sair da versão mobile