Pasto fertirrigado é boa pedida para produção de silagem na seca

Dúvida de produtor de Minas Gerais é para programar um intervalo de três aplicações para o melhor desempenho de forrageira na produção de volumoso

O quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 18, falou sobre como deve ser feito o escalonamento para aplicações de fertilizantes em pasto para a produção de silagem. A  dúvida do pecuarista Jair de Oliveira, do município de Entre Rios (MG), é com quantos dias que se faz a primeira adubação de cobertura e, depois, a segunda e a terceira aplicação?

Para o zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural, o padrão de adubação é de uma dose, a qual deve ser feita quando a planta estiver com seis a oito folhas, que acontece por volta de 30 dias depois da germinação no pasto.

No caso de um escalonamento de até três aplicações é necessário que haja um sistema de irrigação para fazer a fertirrigação.

“O produtor precisa ter um sistema irrigado porque, depois de fazer a primeira dose de adubação, dependendo do estágio que a planta tiver, na segunda dose o trator já não entra mais na área, e mesmo que o cultivador entre, ele vai danificar algumas plantas”.

Se a área for irrigada, o especialista recomenda meia dose quando a planta estiver com quatro a seis folhas, colocando 20% do adubo total, que vai ser feito na cobertura. A segunda deve ser feita quando a planta estiver com seis a oito folhas com 40% da dose total. A terceira adubação pode ser feita entre 35 dias a 45 dias, jogando também 40% da dose total.

Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida na fazenda, seja de gestão, nutrição, manejo e genética. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile