Pasto com falhas? Saiba como resolver isso

Confira as recomendações da doutora em zootecnia Janaína Martuscello sobre opções de capins para um sistema de pastejo rotacionado no norte de Minas Gerais

O pecuarista Clóvis Marcelo Genssler, do município de Porto Xavier (RS), mandou uma dúvida para o quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 16. A questão é como resolver pasto com falhas após seu cultivo.

Ele disse que implantou o capim Zuri. Após cerca de dois meses, o produtor notou falhas. Genssler perguntou se é possível sobressemeadura com sementes do capim Mombaça. A ideia é para fechar as falhas da pastagem.

A resposta ficou por conta da doutora em zootecnia Janaína Martuscello, integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.

Aposte no próprio capim

A indicação da pesquisadora é justamente no próprio uso do capim Zuri.

“Por que não fazer a complementação com o próprio com o próprio capim Zuri? Eu digo isso porque temos avaliado estudos com misturas de gramíneas em pastagens, mas o ideal é quando a gente faz essa mistura com plantas de crescimento contrastante”, diz a Martuscello.

A combinação de capins Zuri e Mombaça pode não ser muito boa. Por isso a opção mais recomendável é o próprio Zuri. A especialista ainda destacou que, dependendo das misturas feitas, o problema de falhas pode persistir.

Pasto com capim zuri. Foto: Divulgação/Embrapa

“Toda vez que se faz uma mistura, o animal vai ter a sua preferência. A planta preferida vai ser muito mais consumida, e não vai ter tempo de se desenvolver bem. Por isso, ela tende a desaparecer continuando com esses espaços vazios no solo”, diz a especialista.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo de pastagens, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile