O uso de pastilhas de cloro são uma boa alternativa para o fazer o tratamento de água para o gado. Assista ao vídeo abaixo e confira as dicas para usá-las corretamente no bebedouro dos animais.
Quem trouxe a dúvida sobre as pastilhas de cloro foi o pecuarista Roger Vaz. A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 10.
O pecuarista ainda tem aquela dúvida de muitos outros produtores sobre o uso de cloro em bebedouros, se é o mesmo utilizado em piscinas.
Ele pergunta ainda qual é a dosagem correta para tratar mil litros de água?
O esclarecimento foi dado pelo médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em assunto relacionados à qualidade e importância da água para o gado.
Uso das pastilhas para o tratamento de água do gado
Estão à disposição dos produtores pastilhas de 20 gramas e de 200 gramas de cloro ativo. O cloro combate a matéria orgânica e inativa bactérias e protozoários nocivos ao gado.
As pastilhas podem ser colocadas em aparelhos chamados flutuadores que vão dissolvendo o produto na água.
Outra opção, de baixo custo, é usar pedaços de esponjas (o ‘macarrão’ de hidroginástica) para colocar as pastilhas (veja nas fotos).
A proporção correta para o tratamento com o cloro
A proporção de cloro ativo adequada para o tratamento da água no bebedouro do gado é de 1 a 5 partes por milhão (PPM) a cada mil litros de água.
Isso significa cerca de 5 gramas de cloro ativo para cada mil litros de água para o tratamento adequado da água.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.