A pergunta veio do criador Fábio Spegiorin, criador em Mirandópolis, interior de São Paulo.
“Recentemente vi a matéria sobre estação de monta invertida (relembre pelo link abaixo), realizadas nos meses de maio/junho/julho. Como sabemos, esses meses apresentam temperaturas mais amenas no interior paulista. Nessa modalidade, os touros europeus ou bimestiços poderiam ser utilizados para cobertura a campo ou sua eficiência ainda pode ser comprometida?”
+ Entenda o que é e quais os benefícios da estação de monta invertida
Quem esclareceu o cenário para o pecuarista foi o médico veterinário e mestre em reprodução animal João Barbuio, gerente técnico da MSD Saúde Animal.
“Temperaturas amenas favorecem o comportamento sexual de touros europeus e, principalmente, dos bimestiços.
Porém, mesmo com temperaturas mais amenas do entardecer até o amanhecer, a temperatura ao longo do dia sobe e, de modo geral, e acaba interferindo negativamente na capacidade de cobertura dos touros europeus e mestiços durante o dia. Por exemplo, o que acontece aí em Mirandópolis. Além disso, outro problema real é a degeneração testicular de touros europeus ao longo dos anos devido o estresse térmico. Neste contexto, é fundamental a realização de exames andrológicos anuais para saber a qualidade seminal do animal em questão”, aconselhou.
Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a reprodução bovina? Envie sua pergunta para girodoboi@canalrural.com.br ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.
Imagem ilustrativa: touros europeus.