O telespectador Paulo Roberto, de Hidrolina, em Goiás, perguntou em mensagem ao Giro do Boi se os fertilizantes químicos podem causar acidez no solo.
O programa convidou o doutor em agronomia e especialista da holding Essere Group Juscélio Ramos de Souza para responder a dúvida.
Conforme apontou o especialista, os solos brasileiros já são, em sua maioria, considerados ácidos. “De forma geral, os solos do Brasil são ácidos, assim como os solos de regiões tropicais. Isso em função do processo de formação lá no passado, pelos quais esses solos passaram até serem constituídos, gerando reações que originam excesso de prótons de H+ e que resultaram nessa característica de solos ácidos”, explicou.
+ Nunca adubei meu pasto, mas quero mudar essa história. Por onde começar?
“A maioria das culturas brasileiras que são cultivadas nesses solos se desenvolvem bem com pH por volta de 6 a 6,8. E isso não é diferente para as pastagens. Mas, em função disso, quando nós usamos fertilizantes em excesso, nós podemos gerar algumas reações que irão contribuir para esse processo de acidez”, alertou.
+ Qual o pH ideal da água servida aos bovinos?
“O que precisamos é realizar alguns manejos antes de a gente cultivar essas pastagens. E o primeiro manejo seria correção desse solo, corrigindo pH através do uso de calcário, por exemplo, levando esse pH para dentro dessa faixa de 6 a 6,8 e traçando um manejo de recomendação nutricional com os fertilizantes, de forma que a gente não se use em excesso para não gerar esses processos de acidez”, recomendou.
+ Aprenda a fazer adubação de pasto
Juscélio sugeriu que o produtor procure um profissional, então, para fazer essa correção de forma a corrigir a acidez do solo. “Procure um profissional da sua região, nos departamentos e órgãos agrícolas, e eles poderão lhe auxiliar com essas recomendações”, indicou.
+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?
+ Veja passo a passo como preparar o solo para o plantio da pastagem
Se você tiver dúvidas a respeito de correção de solos, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
As recomendações completas do agrônomo podem ser vistas no vídeo a seguir: