O Giro do Boi desta terça-feira, 19, exibiu mais uma reportagem feita durante o evento “Pecuária 360 Graus”, realizado na capital paulista em março deste ano. A conversa foi com o médico veterinário Marcelo Cabral, especialista em gestão de pessoas na agropecuária, que aponta os erros mais comuns na gestão de pessoas dentro de uma propriedade.
Para o especialista, manter o ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, comunicativo e participativo só traz benefícios para a produtividade na fazenda. Por isso o tema de gestão tem de ser encarado com muita atenção.
“Normalmente vários problemas na gestão de pessoas nascem dos proprietários ou dos administradores da propriedade. A partir deste pressuposto, começamos a trabalhar na autogestão”, diz Cabral.
Isso significa que tanto o dono da fazenda, como seus administradores, precisam dedicar bastante tempo com seus funcionários para entender seu dia a dia, conhecer melhor sua rotina de trabalho, escutar e viver a realidade deles.
Os 4 erros mais comuns
1º – Contratação muito em cima da hora;
2º – Falta de banco de talentos na empresa;
3º – Falta de comunicação entre a gerência e os funcionários;
4º – Falta de capacitação e treinamentos.
“Não se pode dizer, por exemplo, que foi levado um palestrante para fazer uma apresentação para sua equipe duas vezes no ano. É preciso dar consistência a esse trabalho de capacitação e aprendizado na prática”, explica Cabral.
Confira os detalhes da reportagem no vídeo abaixo: