teste

CLIMA | BOLETIM PECUÁRIA

Ondas de calor e risco de incêndio predominam os pastos no Brasil Central

Temperaturas de até 40°C e a falta de chuva exigem atenção redobrada com o gado e as fazendas. Assista ao vídeo

Ondas de calor e risco de incêndio predominam os pastos no Brasil Central
Ondas de calor e risco de incêndio predominam os pastos no Brasil Central

Pecuaristas, o tempo seco e as altas temperaturas continuam a ser o grande desafio na pecuária do Brasil Central. Ondas de calor e um risco elevado de incêndios predominam os pastos, exigindo atenção e manejo estratégico. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão completa.

Nesta terça-feira, 26 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o cenário de temperaturas elevadas e a falta de chuva que afetam a região.

Calorão e tempo seco no Brasil Central

Para Água Boa, em Mato Grosso, e outras áreas do Brasil Central, a previsão para os próximos 30 dias é de tempo seco e temperaturas elevadas.

As máximas podem chegar a 37°C ou 40°C, e as mínimas também estarão altas, podendo atingir 28°C no amanhecer. Essa condição de calor extremo e seca prolongada é um grande alerta para o estresse térmico no gado.

A chuva só deve ganhar ritmo a partir do final de setembro e começo de outubro. Antes disso, pode haver um pequeno pulso de 5 a 10 mm na virada do mês, mas não será suficiente para aliviar a seca. A atenção do produtor deve ser redobrada para a onda de calor e o risco de incêndios.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuva no Sul e pouca umidade no restante do país

Em contraste com a seca no Centro do Brasil, a região Sul terá temporais nesta terça-feira, incluindo o sul de Mato Grosso do Sul (principalmente em áreas de fronteira com o Paraguai).

No entanto, a chuva continua mal distribuída no restante do país. Rondônia, Acre e Matopiba terão tempo mais firme, com máximas entre 37°C e 38°C.

A entrada de umidade no interior de São Paulo nos próximos cinco dias não será volumosa. A chuva boa para Mato Grosso, Goiás e Tocantins só é esperada no final de setembro.

Pecuaristas do Brasil Central precisam se preparar para o período de estiagem prolongada, garantindo a suplementação e a hidratação do gado.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile