Em mais um conteúdo da nova série de reportagens sobre equinos no Giro do Boi, o médico veterinário Ricardo Moraes, consultor especialista no tema, falou sobre o programa nutricional da tropa.
Moraes orientou que o criador deve separa a tropa por categorias que começam por idade. Depois por éguas gestantes e vazias. Em seguida, animais em manutenção e outro lote dos animais em trabalho mais pesado, como para esportes ou lida.
Nesse sentido, os requerimentos aos quais o criador precisa estar atento passam por água, minerais, proteína e energia. Dentro da apartação, inclusive, existem raças mais exigentes do que outras, lembrou Moraes. O peso, escore corporal e quantidade de exercício prevista para os equinos também desempenham papel importante no programa nutricional.
Como a combinação das variáveis é complexa, Moraes recomendou que o criador consulte um profissional especialista para formular o programa nutricional, inclusive do ponto de vista financeiro para não haver desperdício de recursos e nem prejudicar, por outro lado, o desempenho dos cavalos da tropa.
As variáveis do programa de nutrição podem também melhorar a produção de sêmen e desempenho de casco dos garanhões e o trato reprodutivo das matrizes, por exemplo, a partir de suplementação específica.
Confira a entrevista completa sobre nutrição de equinos com o consultor Ricardo Moraes: