O que fazer quando o açude está cheio de plantas aquáticas?

O médico veterinário Fernando Loureiro dá dicas importantes para a manutenção de represas e açudes que servem para saciar a sede do rebanho

O quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 3, tirou a dúvida da pecuarista Juliana Pereira, do município de Cáceres, na região pantaneira mato-grossense. Ela diz que a represa de água que abastece os animais está cheia de plantas aquáticas. Ela perguntou se isso faz mal ao rebanho e como deve ser feita a limpeza do local.

Quando o assunto é qualidade de água, o médico veterinário Fernando Loureiro tem a palavra certa para dar. Segundo ele, por um lado, as plantas são muito boas para filtrar e limpar a água, tirando contaminações como coliformes fecais e metais pesados. Muitos produtores inclusive utilizam essas plantas em bebedouros artificiais.

No entanto, outra questão é que as plantas passam a ter um ciclo de vida na própria represa, do nascimento até a morte. Nesse último estágio a planta passa a ser prejudicial por ser acumular matéria orgânica na água, fazendo proliferar microorganismos nocivos aos animais.

“O recomendado é remover essas plantas, com frequência, e utilizar essas plantas como uma espécie de adubo dentro do próprio sítio”, diz Loureiro.

Confira a resposta na íntegra no vídeo abaixo:

Tem dúvidas?

Faça como a telespectadora acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre qualidade de água para o rebanho, pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile