O telespectador Eduardo Alcantarina perguntou em mensagem ao Giro do Boi o que se pode esperar do cruzamento entre vacas Girolando com touro Simental da linhagem dupla aptidão.
Foi o médico veterinário Paulo Tonin, especialista em reprodução bovina e conselheiro técnico da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), quem esclareceu o cenário para o produtor.
“O Simental dupla aptidão é uma raça que, quando cruzada com outras raças leiteiras, produz um melhoramento desse cruzamento com algumas vantagens”, anunciou.
“Por exemplo, quando cruzada com o Girolando, é um animal que vai produzir um bezerro de muito boa qualidade. No leite, ele vai aumentar a quantidade de sólidos, ele vai também ter uma incidência muito menor de mastite, as células somáticas diminuem, dando uma alta qualidade no cruzamento”, apontou.
“Essas filhas nascidas do cruzamento com certeza terão maior persistência de lactação do que as suas mães, porque o Simental dá leite por mais de dez meses. É a mesma condição de um Holandês”, acrescentou.
“O Simental também não precisa da utilização de ocitocina para que dê leite – e isso faz com que as suas filhas também não precisem”, informou.
“Nós temos também uma vantagem muito grande na hora do descarte desses animais. Além da longevidade que o cruzamento vai aumentar na raça Girolando, quando nós descartarmos uma cruza de Girolando com Simental dupla aptidão, aquele animal vai ter um grande peso, um peso maior ainda do que a Girolando”, lembrou.
O especialista reforçou que não há problemas de parto advindos da cruza. “Não tem problema nenhum cruzar o Simental dupla aptidão leiteiro com Girolando. O parto é normal, os bezerros nascem normais, sem problemas. É, enfim, um cruzamento altamente desejado”, concluiu.
+ Valorização da fêmea atrai criadores para cruzamento com Simental
+ Que raças posso cruzar com minhas vacas F1 Simental x Nelore?
+ Vou acertar cruzando minhas meio-sangue Simental x Nelore com touro Caracu?
Se você tiver dúvidas a respeito de cruzamento para gado de leite, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Confira a resposta do criador no vídeo que segue disponível abaixo:
Foto: Reprodução / Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil