Nesta quarta, 27, o Giro do Boi solucionou dúvida de Antônio Lara, telespectador do município de Almandina, estado da Bahia, que perguntou se o coronavírus bovino (BCov) é diferente daquele que causa a Covid-19, além de questionar quais são os problemas que o coronavírus traz para os bovinos.
“São diferentes, sim. O covid-19 só afeta os humanos e o coronavírus de bovinos só afeta os bovinos”, adiantou o médico veterinário e gerente técnico de biológicos da MSD Saúde Animal, João Augusto Guimarães Drumond.
+ Covid-19 pode infectar os animais da minha fazenda?
+ Coronavírus bovino (BCov) é diferente do vírus da Covid-19
“Quais são os principais problemas que o coronavírus bovino pode trazer para a criação? As diarreias neonatais, a disenteria de inverno em animais adultos e alguns quadros relacionados a doenças respiratórias”, acrescentou.
“Uma das coisas que eu posso usar para minimizar os problemas de diarreia neonatal é exatamente uma vacina nas mães no período de pré-parto, em torno de 60 dias antes do parto. Assim eu promovo enriquecimento do colostro e essa transferência de maneira passiva para o bezerro, a transferência da imunidade através do colostro para o bezerro”, apontou Drumond, que aconselhou ainda que o produtor procure um médico veterinário para obter mais informações de controle de coronavírus no seu rebanho de gado.
+ Embrapa lança dicas de prevenção ao coronavírus para pecuaristas de corte
+ Produtor deve tomar providências para deixar coronavírus ‘fora da porteira’
Veja a resposta completa no vídeo abaixo:
Foto ilustrativa: Reprodução / Ascom Seagri-DF