teste

CLIMA | BOLETIM PECUÁRIA

Novo calor recorde de 42°C e solo seco ameaçam o gado em MT. Saiba os detalhes

Entenda a previsão que aponta para temperaturas extremas e o que fazer para proteger seu rebanho e pastagens. Assista ao vídeo

Novo calor recorde de 42°C e solo seco ameaçam o gado em MT. Saiba os detalhes
Novo calor recorde de 42°C e solo seco ameaçam o gado em MT. Saiba os detalhes

Pecuaristas, o calor extremo continua a ser um desafio na pecuária do Brasil Central. A previsão do tempo aponta para um novo calor recorde de 42°C em algumas regiões, o que, somado ao solo seco, ameaça o gado e aumenta o risco de incêndios. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Nesta quarta-feira, 10 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi.

Ele detalhou o cenário de temperaturas extremas e a chegada gradual das chuvas, que ainda demorarão a aliviar a seca.

Calor recorde e seca no coração do Brasil

A tendência para os próximos dias é de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil Central. Para Senador Canedo, em Goiás, as máximas podem chegar a 40°C nos próximos 7 a 8 dias.

Em Mato Grosso do Sul, a cidade de Água Clara já registrou máximas de 40°C e a tendência é que o calor se mantenha até o final de semana.

O alerta mais preocupante é para as regiões de Corumbá, Rondonópolis e Cáceres, em Mato Grosso, onde as máximas podem atingir a casa dos 41°C a 42°C.

A seca prolongada, com solo seco, e o calor extremo representam um sério risco para o gado, que pode sofrer com o estresse térmico, e para as pastagens, que podem pegar fogo com facilidade.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Chuva: o alívio que ainda demora

Nos próximos 15 a 17 dias, o tempo será quente e seco em Goiás, Tocantins e sul do Pará. A chuva só deve começar a ocorrer a partir do início da primavera, na semana do dia 20 de setembro.

O alívio mais significativo, com chuvas mais volumosas (de 100 mm), só deve chegar a partir de outubro.

A partir da próxima semana, um pouco de chuva chegará em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e oeste de Mato Grosso.

No entanto, o pecuarista deve se preparar para o manejo do gado no calor e na seca, garantindo sombra, água de qualidade e uma suplementação adequada.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile