Novilhas levam o maior bônus e ainda deixa bezerro na fazenda em MT

As fêmeas, além de ganharem um bônus por carne de qualidade, se tornaram exemplo de alta produtividade na fazenda

Um lote de novilhas teve o maior bônus do mercado. Os animais ainda deixaram um bezerro na fazenda. As novilhas faziam parte da produção da Agrolina Agropecuária, da fazenda Morro Branco, no município de Porto Esperidião (MT).

O gado foi destaque no quadro Giro pelo Brasil desta sexta-feira, 15. O originador Diego Jessé Cunha Mendes, da unidade da Friboi de Pontes e Lacerda (MT).

Foram 234 fêmeas meio-sangue Angus e Nelore. A média de peso foi de 21,2 arrobas (318 quilos). Todos os animais renderam ao produtor R$ 28 por arroba ao ser classificadas no protocolo 1953.

Todas as fêmeas, além de ganhar um bônus por carne de qualidade, se tornaram exemplo de alta produtividade na fazenda.

O que é o protocolo 1953?

Lançado em 2018, o protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças britânicas).

Além disso, os machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos. As novilhas precisam ter até quatro dentes. A maturidade e o acabamento também são fundamentais.

Boiada pesada de Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o lote de destaque foi de bois castrados. Os animais Nelore chegaram a uma média de peso de 22,4 arrobas (336 quilos) por cabeça.

O rebanho veio da Maxiplast Agropecuária. Ela controla a fazenda Maxiplast Agropecuária, no município de Amambai (MS). O originador Valdir Donizete Peromingo, da unidade de Friboi Bela Vista (MS) apresentou os animais.

Novilhas Nelore de São Paulo

Outro lote que mereceu destaque foi o de novilhas Nelore de 0 e 2 dentes da região de Bauru (SP). A média de peso foi de 16,4 arrobas (247 quilos).

O cientista contábil e originador Wlademir Batista de Oliveira, da unidade da Friboi de Lins (SP), apresentou os animais.

Sair da versão mobile