Nova modalidade de transporte de gado magro favorece pecuarista

Transportadora cria parceria com leiloeira para fazer translado animais adquiridos em remates e facilitar a disseminação do melhoramento genético no Brasil

Nesta quinta-feira, dia 25, o gerente do segmento boiadeiro da transportadora TRP, Márcio Salaber, apresentou um programa de parceria entre a empresa de logística e a leiloeira Programa Leilões para o transporte de animais adquiridos em remates para todo o Brasil.

Leia também
Cinco dicas para ajudar o pecuarista a embarcar gado na época das chuvas

Pelo projeto, os produtores responsáveis pela venda dos animais têm condições exclusivas para levar os bois negociados até as fazendas compradoras. “A gente percebeu que essa parceria com a Programa Leilões vai fortalecer um elo fraco que a gente percebeu na cadeia produtiva, principalmente em se tratando de animais de alto padrão genético, que é o transporte. Os pecuaristas evoluíram muito no melhoramento genético, a própria Programa Leilões contribuiu com isso em sua abrangência nacional, e o que impedia que esse elo se concluísse era o transporte. Com este projeto, a gente quer aprimorar esse trabalho, trazendo expertise que a gente tem para agregar valor ao processo”, explicou Salaber.

Em depoimento ao Giro do Boi, Salaber ressaltou a importância do bem-estar durante as viagens, essencial para que os animais desempenhem seu potencial no restante de sua vida produtiva. “Em todas as viagens, a gente tenta respeitar ao máximo o limite dos animais. A gente sempre faz o roteiro preestabelecido, com paradas em boitéis já definidos pros animais descansarem e tomarem água porque muitas vezes estamos falando de trajetos de mais de cinco mil quilômetros. Às vezes estamos transportando um animal jovem que não tem toda resistência para suportar a viagem”, revelou.

Veja com mais detalhes como funciona a parceria e como o pecuarista pode se valer do serviço pelo vídeo abaixo:

Sair da versão mobile