O Nelore é a raça zebuína que forma a base genética do gado brasileiro. A raça pode também ter influência de outras raças zebuínas para turbinar o peso, em programas de cruzamento industrial. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista Gabriel Toledo, do município de Reserva (PR). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 2.
Ela escreveu ao Giro do Boi e disse que trabalha com gado Nelore, e está pensando em dar uma turbinada na genética do rebanho para obter maior precocidade e ganho de peso com os animais.
Quem respondeu a dúvida do produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
Nelore: cruzamento sem mistérios
Para o especialista, não há muito mistério, não. A indicação de cruzamentos é justamente no Nelore, mesmo.
“Nelore bom com Nelore bom dá um bom animal dentro da realidade brasileira”, diz Abreu.
A recomendação do especialista está justamente no uso da genética de touros Puro de Origem (PO) para turbinar o ganho de peso dos animais.
A ABCZ, por exemplo, conta com um sumário de mais de 2 mil touros melhoradores no País pelo PMGZ.
O produtor precisa, portanto, escolher os touros que mais possam conferir as qualidades de ganho de peso ao rebanho da fazenda.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.