MANEJO REPRODUTIVO

Nascem mais fêmeas do que machos em fazenda de cria. Saiba se isso é normal

Confira as possíveis explicações do médico veterinário Guilherme Vieira, um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Numa fazenda de bovinos de cria estão nascendo mais fêmeas do que machos. Será que isso é normal? Assista ao vídeo abaixo e confira a explicação do que pode estar acontecendo.

O esclarecimento foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 11.

O caso foi relatado pelo pecuarista Evanilson Nascimento, do município de Campos (RJ).

Ele escreveu ao Giro do Boi e disse que na fazenda dele, as suas matrizes estão parindo 95% de bezerras e apenas 5% de machos.

O produtor quer saber o que pode ser e como mudar este quadro. Quem deu as possíveis explicações foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro do Boi.

“Acaso positivo” numa fazenda de cria

Lote de bezerras. Foto: Reprodução
Lote de bezerras Nelore. Foto: Reprodução

Vieira consultou inclusive colegas da área e chegaram a uma conclusão de que o maior nascimento de fêmeas seria uma espécie de “acaso positivo”.

“Na teoria, as chances são, em geral, de 50% para o nascimento de um bovino macho ou de uma fêmea”, diz Vieira.

O acaso é positivo pois para uma fazenda de cria, mais fêmeas representam mais matrizes para garantir mais bezerros de corte e mais vacas para ordenha numa fazenda leiteira.

Possível solução para os nascimentos de bovinos

Protocolo de inseminação artificial (IA) na fazenda. Foto: Divulgação

Uma das soluções avaliadas pelo especialista é a de o pecuarista mudar o touro e observar como devem nascer a próxima geração.

Nascimentos como esse se assemelham a técnicas de inseminação artificial por tempo fixo (IATF) com sêmen sexado. Essa é a tecnologia capaz de fazer com que nasçam mais bovinos de um mesmo sexo.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile