Não fez o cadastro ainda? Lote de novilhas mostra o que o pecuarista está perdendo

Dois lotes de fêmeas conquistaram R$ 8 por arroba somente pelo programa de incentivo fiscal de abate de animais jovens em Mato Grosso do Sul

No Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 27, um lote de novilhas exemplifica bem as oportunidades que muitos produtores de Mato Grosso do Sul estão perdendo por não estarem ainda cadastrados no programa Precoce MS.

Dois lotes de fêmeas conquistaram R$ 8 a mais por arroba por já fazer parte do programa, destacou o originador Maikel Nantes, da Friboi de Campo Grande (MS). “Quanto mais jovem e mais pesado, o efetivo é maior”, diz Nantes.

Os lotes são de animais nelore, que atingiram uma média por animal de 219,89 quilos (14,6 arrobas), e de animais cruzados com angus, com média por animal de 245,68 quilos (16,3 arrobas). A produção é do pecuarista Clóvis Hayrton Raffi, da fazenda Boa Esperança, no município de Anastácio (MS).

Lote de novilhas nelore. Foto: Reprodução

“É bem fácil de fazer esse cadastro. “Cerca de 90% dos nossos abates entram no protocolo do novilho precoce. O pecuarista de Mato Grosso do Sul não pode perder essa oportunidade. Ele pode procurar o veterinário da propriedade. Se ele não faz, ele sabe quem faz o cadastro”, diz Nantes.

Vale ressaltar que, desde a implantação do Programa Precoce MS, que isenta em até 67% o recolhimento do ICMS do gado abatido, já houve uma redução de 16 meses na idade média de abate do rebanho sul-mato-grossense. 

Confira no vídeo abaixo os detalhes dos lotes:

Maranhão

Outro lote de destaque vem da produção da Agropecuária Novo Mundo, município de Governador Edison Lobão (MA), que foi apresentada pelo originador Idamar Toledo, da Friboi de Araguaína (TO). O lote de 235 bois chegaram a uma média por animal de 299 quilos (20 arrobas). 

Confira no vídeo abaixo os detalhes dos lotes:

Sair da versão mobile