Não dê somente sal branco para o gado! Saiba o porquê disso

Confira a resposta do zootecnista Tiago Felipini, um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi

Você sabia que não é recomendado dar sal branco para o gado. Sabe o porquê disso?

A explicação é que o sal branco é muito pobre para a suplementação dos bovinos, segundo o zootecnista Tiago Felipini, um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

“Não use sal branco no seu gado. O sal branco só vai fornecer cloreto de sódio para os animais”, diz Felipini.

O mais recomendado é fornecer sal mineral para o rebanho. A explicação do especialista nasceu de uma pergunta enviada para o Giro do Boi.

O telespectador Antonio Souza, do município de Viana (MA), pediu recomendações do quanto de ureia precisa ser misturada ao sal branco ou sal mineral.

Portanto, o certo é fazer a mistura apenas com o sal mineral. O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde, desta quinta-feira, 25.

A recomendação de ureia no sal mineral

Bovinos em cocho coberto para a suplementação mineral. Foto: Divulgação
Bovinos em cocho coberto para a suplementação mineral. Foto: Divulgação

A recomendação é que devem ser misturados 30 quilos de ureia a cada 100 quilos de sal mineral.

“Desses 30 quilos, 27 quilos serão ureia e três quilos é de sulfato de amônia para manter uma relação nitrogênio e enxofre aceitável, porque só a ureia não é suficiente”, diz Felipini.

Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta

Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile