Na Terra do Pé de Cedro, pecuarista elimina recria e faz 'confinamento australiano'

Fazenda em Coxim, no Mato Grosso do Sul, foi destaque do Giro pelo Brasil ao abater novilhas F1 Aberdeen aos 18 meses com 19@ e prêmio de R$ 20/@

“O registro desses animais merece ser compartilhado com os outros produtores”, frisou o originador da unidade Friboi de Campo Grande Rodrigo Zanoni em depoimento ao Giro do Boi desta quinta, 05.

O lote de novilhas F1 Aberdeen Angus abatido na unidade veio da Fazenda Aconchego, de Diogo Romanelli Oliveira, localizada na “Terra do Pé de Cedro”, a cidade de Coxim, eternizada na canção do compositor Zacarias Mourão.

“Ele faz um sistema na fazenda em que ele pula a recria. Ele desmama o animal e já coloca no cocho, então ele faz um sistema australiano de confinamento. Essas novilhas vieram para o frigorífico com zero dentes, 19 arrobas de média, foram 100% certificadas, todas selecionadas durante a engorda. Ele vai apartando e tirando as que se destacam e envia para o frigorífico. É um sistema diferenciado. Ele consegue passar pela seca de uma forma mais confortável, sobra mais pasto. Muito bacana o sistema”, salientou Zanoni.

O sistema produtivo rendeu não só uma beleza do lote, mas lucro no bolso do produtor. “A grande maioria das novilhas foi abatida abaixo dos 18 meses, bem terminadas, todas com acabamento de gordura 3+ e 4. Elas tiveram uma rentabilidade de R$ 20 a mais por arroba no Protocolo 1953. Então ele está de parabéns!”, reconheceu Zanoni.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir:

Sair da versão mobile