MANEJO DE FORRAGEIRAS

Morte súbita do capim Marandu: saiba as causas e o que pode ser feito

Confira as recomendações da doutora em zootecnia Janaína Martuscello para manter essa planta daninha longe das fazendas. Assista ao vídeo

A morte súbita do capim Marandu é um problema que pode ocorrer em propriedades no País. Assista ao vídeo abaixo e saiba em detalhes as causas e o que pode ser feito na fazenda.

A questão foi levantada pelo telespectador e pecuarista Breno, do município de Alto Araguaia (MT). 

O produtor diz que está enfrentando na sua região a morte súbita do capim marandu, o famoso braquiarão ou brizantão. Ele quer saber o que fazer para frear este problema.

O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 14.

Quem respondeu a pergunta foi a doutora em zootecnia Janaína Martuscello. Ela é integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.

Capim Marandu morre em áreas encharcadas

O problema é causado em regiões com deficiência de drenagem no solo, o que faz com a área fique mais encharcada.

“A recomendação é não usar o Marandu porque ele morre nessas condições”, diz Martuscello.

O ideal é que seja trocada a planta forrageira por variedades que se adaptem bem a áreas encharcadas. Entre os exemplos há o capim Xaraés e o Massai.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile