Quais são os benefícios da monta natural e da inseminação artificial? A dúvida veio do telespectador Givanildo Oliveira, da capital de Goiás, Goiânia.
Ele quer saber especialmente as vantagens de cada manejo para as regiões de temperaturas altas.
Quem esclareceu essa dúvida foi o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina, no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 20.
Benefício da inseminação artificial em bovinos
“O principal benefício da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é a possibilidade de inseminar as vacas em anestro”, diz Cassiolato.
Anestro é o período de inatividade sexual entre dois ciclos de cio das fêmeas mamíferas como as vacas.
É o período também caracterizado por uma baixa oferta de forragem e pouca chuva. Isso tudo leva a vaca ficar com um um escore corporal baixo.
“Quando utilizamos protocolos de IATF, podemos inseminar as vacas em anestro, dando a chance para ela ficar prenhe”, diz o especialista.
Técnica permite colocar material genético superior no rebanho de matrizes, como o Nelore, para pensarmos em fazer fêmeas ou animais machos mais rústicos para terminação a pasto.
Monta natural
Desde a popularização da IATF, a monta natural não é mais recomendada como um manejo reprodutivo exclusivo.
Pois, segundo Cassiolato, se a fêmea estivesse submetida a somente a monta natural com o touro, essa vaca dificilmente iria ficar gestante no começo da estação de monta.
“Sem sombra de dúvida, para qualquer fazenda de cria, para ter o melhor incremento financeiro e incremento de produtividade é a utilização de protocolos de IATF”, diz Cassiolato.
Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta
Faça como o telespectador acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre manejo sanitário ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Links de referência
https://pt.wikipedia.org/wiki/Insemina%C3%A7%C3%A3o_artificial_em_tempo_fixo