“A preocupação com o bem-estar animal vem da década de 80 e passou por vários estágios de consolidação até começar a fazer parte dos principais veículos de comunicação do agronegócio nos anos 2000”, conta o mini documentário lançado pela JBS sobre a história do bem-estar animal e sua importância para a companhia. O vídeo faz parte da Campanha Qualidade e Bem-estar Animal 2020 realizada pela empresa.
O conteúdo foi apresentado no Giro do Boi desta quarta, 07, durante entrevista com a médica veterinária e diretora da garantia da qualidade da Friboi, divisão de carnes da companhia, Maria Emília Raucci. “No vídeo a gente fala um pouco da história. A gente achou importante fazer um documentário para todo mundo saber quando isso começou a tomar mais importância”, adiantou.
“Desde então, a sociedade em geral vem demonstrando um grande interesse sobre o assunto, motivando as empresas do setor produtivo a assumir responsabilidades com as práticas de bem-estar animal em toda a cadeia produtiva, aprimorando o cuidado desde a fazenda e as granjas, passando pela alimentação, transporte e indústria. […] Para garantir que a vida do animal seja respeitada em todo o processo de produção, o conceito do bem-estar animal segue as cinco liberdades fundamentais. Os animais devem ser (i) livres de sede, fome e má nutrição; (ii) livres de desconforto; (iii) livres de dor, injúria e doenças; (iv) livres para expressar seu comportamento normal; e (v) livres do medo e estresse. A JBS estabelece o bem-estar animal como uma de suas quatro prioridades globais da sustentabilidade da companhia, ao lado de gestão ambiental, responsabilidade social e integridade dos produtos”, continua o vídeo.
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Assista abaixo o mini documentário na íntegra:
Mais do que as práticas de respeito ao bem-estar animal em seu dia a dia, a empresa realiza anualmente desde 2017 sua campanha anual dedicada ao tema. No ano passado, por exemplo, foram investidos globalmente pela JBS R$ 474,7 milhões em iniciativas relacionadas ao assunto.
Na pecuária de corte, os recursos foram destinados a ações como as próprias campanhas anuais, treinamentos de colaboradores, conscientização de produtores parceiros, apoio a um projeto para redução do uso da marca a fogo nos bovinos e até pesquisas para adaptações no transporte boiadeiro que melhorassem o conforto dos animais.
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“A gente tem como prioridade trabalhar e ajudar de uma forma geral em assuntos que tenham impacto na cadeia como um todo. Este é um exemplo. Ao longo do ano de 2019, o nosso time trabalhou em parceria com o Grupo Etco, liderado pelo professor Mateus Paranhos da Costa, da Unesp de Jaboticabal, para que pudesse fazer uma mudança significativa em uma regulamentação sobre a altura máxima de caminhões de transporte boiadeiro. Isso possibilitou que a gente tivesse um aumento nesse limite, que foi de 4,40 para 4,70 metros, podendo ter carretas mais altas e mais confortáveis. A gente sabe que os animais, com toda tecnologia no campo se desenvolvendo, estão crescendo, tendo mais peso. […] Tivemos sucesso, a nova legislação foi publicada com a alteração que a gente sugeriu, proporcionando assim a possibilidade de os animais terem mais conforto durante o transporte, de a gente reduzir questões, principalmente, de contusões durante o transporte”, comentou Raucci.
Maria Emília destacou ainda uma das mais recentes ações destinadas ao bem-estar nos confinamentos da companhia. “A gente começou um trabalho focado em bem-estar animal com os nossos confinamentos, de capacitação de todos os colaboradores, de instalação de câmeras para monitoramento sob a ótica do bem-estar animal. […] A gente tem um trabalho ativo também com os produtores na parceria com o time de originação. Dentro das nossas fábricas, tem todo o engajamento do nosso time que trabalha diretamente com os animais e agora a gente está evoluindo também nos nossos confinamentos, onde a gente vai ter condição de fazer auditoria remota. O time está trabalhando com as práticas bem-estar animal, podendo cada vez mais evoluir nas práticas e na capacitação dos colaboradores”, revelou.
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A executiva, que é uma das convidadas do “18º Webinar Giro do Boi – Bem-estar animal e humano, únicos”, que será transmitido nesta quinta, 08, explicou o conceito do tema central do seminário virtual.
“A relação entre o bem-estar animal e o humano já é um conceito e uma prática antiga. Acontece que recentemente a gente teve no Brasil a visita da doutora Rebeca Garcia, médica veterinária e professora universitária espanhola, que trabalha com o tema, e ela reestruturou a forma de a gente enxergar esta inter relação. Esse novo tema foi apresentado em um congresso que o Mapa promoveu no final de 2017. A partir daí, esta nova forma de enxergar esta interação entre o bem-estar animal e o bem-estar humano vem sendo discutida neste novo formato, que consiste basicamente em uma interação do bem-estar animal, humano, do meio ambiente para que a gente possa reduzir o risco de acidentes, reduzir o estresse humano na lida, reduzir o estresse do animal e melhorar assim toda a produtividade na cadeia”, resumiu.
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“Os animais saudáveis e bem tratados não sofrem estresse e vão gerar assim produtos de melhor qualidade. Essa questão também tem relação com a expectativa do consumidor quando vai buscar um produto na gôndola. Então a relação da qualidade do produto, da qualidade de vida dos seres humanos e da qualidade de vida do animal acabam interligados por causa do impacto do estresse, de práticas inadequadas de bem-estar animal na qualidade do produto. A gente percebe ainda recentemente que consumidor também tem buscado uma relação de transparência e de confiança com as marcas. Todos que trabalham na cadeia de produção de origem animal têm que ter a responsabilidade, a ética e a transparência de conduzir os seus processos produtivos mantendo as boas práticas de bem-estar animal, desde a fazenda até o processo produtivo”, acrescentou.
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Veja na lista abaixo a programação completa do Webinar Giro do Boi desta quinta, 08:
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Assista pelo vídeo a seguir a entrevista completa com Maria Emília Raucci, diretora da garantia da qualidade da Friboi: