Nesta terça, dia 10, em edição do quadro Giro do Boi Respondes, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, atendeu o pecuarista Paulo Silas, que tem propriedade no município de Tesouro, próximo à região de Primavera do Leste, em Mato Grosso.
O produtor compartilhou o laudo da análise de solo de fazenda para que o agrônomo pudesse fazer suas recomendações, corrigindo a fertilidade da área.
+ Aprenda a fazer adubação de pasto
“É nítido, a gente vê uma necessidade de calcário na área. Eu recomendaria para ele alguma coisa em torno de 3.000 kg por hectare de um calcário magnesiano ou calcítico”, apontou.
“Tem uma deficiência de fósforo marcante, e isso é geral no Brasil todo, mas nada que ele não consiga resolver com algo em torno de 300 kg de um fosfato natural reativo (por hectare)”, recomendou. “Ele poderia trabalhar também adquirindo um organomineral. O organomineral, além do fósforo, tem matéria orgânica, que vai potencializar o consumo, a disponibilização do fósforo, que está imóvel no solo dele. Isso pode ajudar bastante”, continuou Pires.
UM DEGRAU DE CADA VEZ
O especialista deu ainda mais uma importante dica para quem já deu o pontapé inicial para a correção do solo. “Você já deu o primeiro passo para a correção, que foi uma análise de solo, agora é importante você colocar em prática esse trabalho de correção. Vá fazendo isso de acordo com a sua disponibilidade financeira, mas tenho certeza que você vai colher os resultados. E não precisa se preocupar em querer adubar toda a fazenda de uma vez só, não. Vá fazendo aos poucos, gradativamente, vá corrigindo e você vai ver que, aos poucos, você vai aumentar a sua taxa de lotação na fazenda, vai melhorar a qualidade das suas pastagens e vai ter, inclusive, uma qualidade melhor de pastagem no período de seca”, lembrou.
+ Comece pequeno: Moacyr Corsi lista os quatro passos para começar o pastejo rotacionado
+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de solo e/ou pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Pelo vídeo a seguir é possível assistir esta edição do quadro Giro do Boi Responde na íntegra: