Minas d’água: MG terá chuvas acumuladas de 200 mm até a próxima semana

A partir desta sexta, 29, até meados da semana seguinte, algumas localidades do estado deverão acumular volume expressivo; veja as regiões atingidas

Ao menos pelas próximas duas semanas o estado de MG será reconhecido basicamente pelas “minas” de água por conta das chuvas. Nesta sexta, 29, ao Giro do Boi, o meteorologista Marcelo Schneider destacou as previsões de precipitação para o estado, que têm efeito já a partir desta sexta, quando as regiões central, do Triângulo Mineiro e Zona da Mata devem receber volumes de 40 a 50 mm. As precipitações vão cruzar as fronteiras do estado, passando também pelo sul de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

“O canal de umidade tradicionalmente vem da Amazônia, cruza o Brasil Central e vem aqui pelo Sudeste. Nesses próximos dias, esse canal de umidade é que vai determinar as chuvas. Nós vamos ter bastante nesta região aqui ao norte de São Paulo, Minas, pegando o Brasil Central e parte do Sudeste”, resumiu Schneider.

Ao longo do fim de semana, o volume de chuvas em MG poderá passar dos 100 mm. Municípios na região norte do MS, como Coxim e Paranaíba e divisa com GO, também terão bastante chuva, de acordo com o meteorologista. O tempo nublado dos próximos dias ajudará a amenizar o calor que afetou estas localidades.

Já na Região Sul, depois de receber chuvas volumosas entre outubro e novembro, o tempo será mais seco nos próximos dias, evitando os alagamentos. A tendência aponta ainda que as chuvas sigam irregulares no Matopiba, contemplando mais o estado do Tocantins na divisa com Goiás. “Esta área de Minas, em particular, e parte de Goiás, no sul, vão ter precipitações que podem acumular na semana mais de 200 mm”, ressaltou.

Veja a previsão completa para a semana no vídeo abaixo:

 

Sair da versão mobile