SANIDADE ANIMAL

Mesmo limpa, ferida no boi se alastra! Saiba as causas e como curar

Confira a resposta detalhada do médico veterinário João Câncio, coordenador regional de São Paulo e Mato Grosso do Sul da Vetoquinol Saúde Animal

Um pecuarista relatou que mesmo com uma limpeza geral, uma ferida de um bovino está se alastrando. Assista ao vídeo abaixo e saiba o que pode ser as causas e como curar.

A dúvida veio de um pecuarista e telespectador do interior de São Paulo. A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde, desta segunda-feira, 31.

Quem deu a resposta detalhada foi o médico veterinário João Câncio, coordenador regional de São Paulo e Mato Grosso do Sul da Vetoquinol Saúde Animal.

Entre as causas, a ferida pode ser relacionada possivelmente a uma intoxicação por um fungo que fica na braquiária, levando a uma inibição da melanina do organismo do animal.

A melanina é responsável pela proteção da pele do animal contra a ação dos raios solares. Sem a melanina o bovino fica mais sensível aos raios solares, o que leva, consequentemente, à feridas.

Entre as formas de cura é tirar o animal dessa pastagem e levando para uma outra outra pastagem, e fazendo aplicação de medicamentos nas feridas.

Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta

Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile