Mesmo baixa, a umidade do solo não é classificada como uma das piores. A avaliação é do meteorologista Willians Bini, diretor de Agronegócio da Climatempo.
Os Estados com condição mais crítica são Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão. Nessas áreas a umidade do solo está em 10%.
“Porém, mesmo com o tempo seco a tendência de umidade do solo não vem indicando uma perda muito significativa de água”, diz Bini.
Para o meteorologista, é possível notar uma certa regularidade da umidade do solo, mesmo na região mais central do Brasil.
Onde o solo está mais encharcado?
Nas regiões Norte e Sul e em parte do litoral nordestino, as condições persistentes de chuva fazem com que a taxa de umidade do solo se mantenha elevada.
Em praticamente todo o Estado do Rio Grande do Sul e Amapá, e em partes do Amazonas, o nível de água no solo está entre os mais elevados do País, de 80% a 100%.
Chuva prevista para 24/7 a 28/7
A previsão é de continuidade de chuvas na faixa norte do Brasil, no litoral nordestino e no Sul do Brasil. Em Roraima os acumulados variam de 30 a 70 milímetros. No Rio Grande do Sul deve chover de 15 a 30 milímetros.
Já na faixa do litoral nordestino, especialmente na porção norte, chove acumulados de até 15 milímetros.
Confira no vídeo acima a previsão na íntegra, com detalhes para os municípios de Nova Alvorada do Sul (MS) e Laranjal (PR).
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade.
Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.