CADEIA PRODUTIVA

Queda no ágio do bezerro em SP cria oportunidade para confinadores

Levantamento da Scot Consultoria aponta que a relação de troca melhorou, favorecendo a compra de gado para engorda

Queda no ágio do bezerro em SP cria oportunidade para confinadores
Queda no ágio do bezerro em SP cria oportunidade para confinadores

Uma notícia bem-vinda para os recriadores de São Paulo. A Scot Consultoria acaba de divulgar uma queda significativa no ágio do bezerro, o que abre uma excelente oportunidade para quem planeja confinar gado ainda neste ano.

Segundo a analista Mariana Guimarães, o prêmio entre o bezerro e o boi gordo recuou dez pontos percentuais em agosto, na comparação com o mês passado.

Essa diminuição no ágio permite que o recriador respire mais aliviado, já que a relação de troca entre o valor do gado de reposição e o boi gordo se mostra muito mais favorável.

Na semana passada, o estado de São Paulo teve ajustes negativos nos preços da maioria das categorias. Isso ocorreu principalmente por causa do frio que atingiu diversas regiões, limitando o poder de negociação dos recriadores.

O frio enfraqueceu a valorização dos animais que estão entrando em fase de engorda, impactando diretamente o mercado de reposição.

Mercado ativo, mas com desvalorização pontual

Bovinos da raça Senepol. Foto: Divulgação/ABCB Senepol

Apesar da leve retração, o mercado de reposição seguiu ativo, com os leilões mantendo uma boa liquidez.

De todas as oito categorias de bovinos anelorados monitoradas pela Scot Consultoria, apenas duas apresentaram elevação de preço: o boi magro, com alta de 0,7%, e a bezerra de ano, com alta de 0,3%. O bezerro de desmama foi a categoria que mais se desvalorizou, caindo 1,5%.

Mesmo com essa queda de preço em algumas categorias, o poder de compra do pecuarista melhorou. Em comparação com o mês anterior, a capacidade de compra aumentou em cerca de 8% para a aquisição de boi magro, bezerro de ano e de desmama, e garrote.

Com a venda de um boi gordo de 19 arrobas, é possível comprar quase 1,5 boi magro, 1,8 garrote, 2,1 bezerros e 2,4 bezerros de desmama. Essa melhoria na relação de troca é um incentivo para o produtor investir na engorda.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Perspectivas para os próximos dias

Bovinos em fase de recria a pasto. Foto: Reprodução

A analista da Scot Consultoria prevê que o mercado de reposição se mantenha firme nos próximos dias. A demanda continua forte, e os ajustes nos preços devem ser pontuais, dependendo de como o mercado se comporta.

A expectativa é que a redução do ágio do bezerro continue a gerar um ambiente de negócios mais positivo para os confinadores, que podem aproveitar a oportunidade para intensificar a produção e garantir uma boa margem de lucro.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Sair da versão mobile