O papel do médico veterinário é também essencial na hora de fazer o descarte correto dos resíduos de uso veterinário na fazenda. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes de como deve ser feito esse trabalho.
O tema foi destaque na entrevista do Giro do Boi desta sexta-feira, 5, com a médica veterinária Elma Polegato.
Ela é a idealizadora da cartilha sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado e membro do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Para registrar o comprometimento da medicina veterinária com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, o CFMV lançou a cartilha sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PGRSSA).
Orientação aos médicos veterinários sobre o descarte de resíduos
O objetivo da publicação é orientar os médicos veterinários sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
A publicação também serve para reforçar as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal.
Explicação de forma didática sobre o correto descarte
A cartilha do PGRSSA explica como acondicionar cinco tipos de resíduos e exemplos de itens em cada grupo: infectantes, químicos, radioativos, comuns e perfurocortantes.
Além de fornecer as planilhas que auxiliam o responsável técnico a identificar os resíduos e a fazer o controle da destinação adequada, a publicação orienta sobre a segurança e a saúde do trabalhador envolvido na gestão dos resíduos.
Atenção especial por conta de perigo de contaminação na fazenda
Os resíduos gerados nos serviços de saúde necessitam de atenção especial em todas as suas fases de manejo.
Isso se faz importante porque muitos produtos possuem componentes químicos, biológicos e radioativos.
Consequentemente, isso oferece riscos graves e impactos imediatos à saúde ocupacional de quem os manipula na assistência médico veterinária ou no setor de limpeza.
O meio ambiente também pode ser igualmente impactado em razão da destinação inadequada desses resíduos.
Recadastramento on-line de profissionais de medicina veterinária
A especialista também lembrou sobre o recadastramento de profissionais da medicina veterinária e de zootecnia desde o início deste ano de 2023.
O recadastramento pode ser feito no site do CFMV pelo link https://www.cfmv.gov.br/recadastramento/.
O recadastramento não é obrigatório. Porém, ao se recadastrar, o profissional mantém seus dados atualizados perante o seu regional e o CFMV.
Isso facilita a comunicação entre as partes, além de ter acesso às novas cédulas (física, em policarbonato, e digital).