Massai e mombaça dão bem num sistema rotacionado no interior do Maranhão?

Confira a resposta do zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural, apresentada no quadro Giro do Boi Responde

O quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 26, tirou a dúvida da produtora Elenise Barros, do município de Sítio Novo (MA). Ela tem uma área de pasto de 2,5 alqueires com os capins massai e mombaça e quer saber se é possível fazer um sistema rotacionado para um rebanho de cerca de 100 animais e quais as dicas de manejo. 

Para o zootecnista Tiago Felipini, é possível fazer o sistema rotacionado com as duas espécies no período chuvoso e quente. “Se você puder irrigar, você pode manter a lotação o ano todo”, explica.

Segundo o especialista, se o solo tiver uma boa fertilidade, o sistema terá um bom suporte para a manutenção do gado. Se não houver boa fertilidade, é preciso aplicar adubos nitrogenados e adubos de base, de acordo com a análise de solo.

“Para a área de 2,5 alqueires é possível subdividir a área em pastos de 0,5 alqueire. Como o lote é razoável, de 100 cabeças, um pasto de 0,5 alqueire já vai ser suficiente. E não se esquecendo de um bom sistema de distribuição de água para os animais”, diz Felipini.

Confira a resposta na íntegra no vídeo abaixo:

Tem dúvidas?

Faça como a telespectadora acima e participe do programa. Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile