No Giro pelo Brasil desta segunda-feira, 11, o destaque dos animais vai para a família Zucato, com propriedades de pecuária em Mato Grosso. Na unidade de produção na fazenda Vila Rica, em Pedra Preta, região de Rondonópolis, o originador Gabriel Nacif, da Friboi de Barra do Garças (MT), apresentou um lote de novilhas de 18 meses (sobreano) que gabaritou a certificação do Protocolo Multi-Raças 1953.
Lançado em 2018, o protocolo 1953 privilegia os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta. Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças britânicas), machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos, e as novilhas até quatro dentes. A maturidade e o acabamento também são fundamentais.
“Quem diria que íamos chegar a esse ponto, com novilhas com média de 20 arrobas, e 100% com acabamento de gordura entre mediano a uniforme, ou seja, com três a quatro milímetros de acabamento de gordura”, diz Nacif.
Confira no link abaixo os detalhes do lote:
Mato Grosso do Sul
O destaque do Giro pelo Brasil também vai para a novilhada nelore do pecuarista Geraldo Campaner, da fazenda Casa Grande 3, do município de Pedro Gomes (MS), apresentado pelo originador Fernando Araújo, de Campo Grande (MS). A fazenda levou para o abate um lote de 120 novilhas, de 20 a 24 meses, média de 230 quilos.
Confira no link abaixo os detalhes do lote:
Rondônia
O último destaque foi para os animais produzidos pelo pecuarista Emerson Volkers, do Sítio Rio Azul, no município de São Francisco do Guaporé (RO). O lote 20 novilhas foi apresentado pelo originador Oziel Bento da Silva, da Friboi de São Miguel do Guaporé (RO). Os animais apresentaram 232 quilos (15,4 arrobas) de média.
Confira no link abaixo os detalhes do lote: