Livro reúne dicas que ajudam produtores a alavancar vendas por meio de inovações

Jornalista concedeu entrevista ao Giro do Boi para comentar lançamento de sua obra "Como inovar no agronegócio para alavancar as vendas"

Uma obra lançada recentemente deve ajudar o produtor rural a ser inovador da hora de colocar à venda o seu produto ou serviço. O livro “Como inovar no agronegócio para alavancar as vendas” foi escrito por um profissional do agro que atua no setor há quase 20 anos, o jornalista Rodrigo Capella, diretor geral da empresa Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Nesta quarta, 08, ele concedeu entrevista ao Giro do Boi para falar da publicação.

A obra está dividida em duas partes principais – preparação e ação -, que ajudam agentes diversos do agro, entre eles os próprios produtores rurais, a descobrir qual é a estratégia mais adequada para a empresa, ou propriedade rural, vender mais.

“Na parte da preparação, a gente trata muito sobre dicas básicas. A gente fala sobre lucro, também dá alguma pincelada sobre marketing e estes conceitos são depois aprofundados na parte da ação. Na parte da ação a gente fala sobre marketing digital, a gente fala sobre vendas, sobre o digital no agronegócio, sobre exportação. A gente dá uma pincelada sobre tributos também, sobre sucessão familiar, entre diversos outros pontos É um livro que tem cerca de 90 páginas e que tem download gratuito. Ele está hospedado no site “Marketing no Agronegócio”. É só entrar e fazer o download gratuito do livro. […] Ele é dividido em duas partes, com muitas dicas, muitas orientações para o amigo produtor”, resumiu Capella.

+ “Como inovar no agronegócio para alavancar as vendas”: solicite o download do livro

“Na parte da ação, a gente resgata alguns conceitos da preparação e dá mais algumas dicas, mais algumas observações e informações. Por exemplo, dois conceitos que norteiam muito bem o livro e que são atuais são os conceitos da nutrição de precisão, e aí a gente fala de processo e de tecnologia, e também a questão da pecuária 4.0, em que aí a gente fala de tecnologia, conectividade, sustentabilidade e de saúde pública. A questão da tecnologia é cada vez mais necessária para o campo. […] Em um dos pontos, a gente fala para o produtor, para o pecuarista, para ele fazer uma lista dos principais problemas que ele tem na propriedade, numerar de um a cinco estes problemas e para ele começar a solucionar o problema que tem maior urgência, para buscar solução para esse problema”, apontou Capella.

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O comunicador fez uma ponderação a respeito dos produtores que querem resolver quaisquer problemas a partir do uso de novas tecnologias. “O que escuto muito dos pecuaristas é ‘Capella, eu estou cheio de problemas e eu quero usar todas estas tecnologias possíveis para combater este problema!’ Eu não acho que é por aí. É você fazer uma lista e você escolher a melhor solução para aquele problema porque a gente sabe que a propriedade funciona como uma engrenagem. Se todas as peças estão muito bem conectadas, a gente tem uma produção de alta qualidade. […] E tudo isso precisa agir dentro de um contexto”, comentou.

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O jornalista lembrou que trata em seu livro da importância de transformar e, na prática, tratar da sua fazenda como uma empresa, o que facilita em transições como sucessão familiar. “Quando no livro a gente fala sobre dicas básicas, a gente fala muito do produtor transformar a propriedade dele em uma empresa para ele ter uma melhor gestão, planilhar todas as atividades, colocar prazo de execução e colocar funções muito bem detalhadas. Isso é importantíssimo, não somente para agora, mas quando ele trilhar um processo de sucessão familiar, lembrando que no processo de sucessão familiar, as gerações se unem em prol do campo. A gente aproveita experiência dos antigos produtores, mas também a os conhecimentos adquiridos pelas novas gerações. Combinando tudo isto, a gente pode, com certeza, caminhar para uma pecuária 4.0, para uma nutrição de precisão”, explicou.

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O jornalista comentou também o uso da capacitação como ferramenta para atingir estes objetivos, algo que atualmente pode ser obtido até com gratuidade. “Aqui vai uma dica para o amigo e para a amiga que está acompanhando a gente. Muitas empresas do agronegócio oferecem cursos e treinamentos gratuitos, então com certeza é importante você entrar em contato com as empresas de agronegócio e sugerir aí a grade, quais cursos virtuais vocês têm, quais treinamentos virtuais vocês têm para este momento que a gente está vivenciando. É muito importante porque muitas empresas oferecem cursos, mas infelizmente poucos produtores sabem disso. Então a profissionalização recai muito neste sentido, de você adquirir conhecimento, de você adquirir embasamento para você colocar em prática”, frisou.

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Assista a entrevista completa com o jornalista Rodrigo Capella no vídeo a seguir:

 

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