O produtor José Geraldo Eustáquio, de Belo Vale, em Minas Gerais, coletou amostras em 20 pontos diferentes em seu piquete de Braquiarão e compartilhou o resultado da análise de solo com o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária.
Em vídeo enviado ao Giro do Boi desta quarta, Wagner Pires aconselhou o produtor. “Sua terra não está ruim, não. O pH dela está razoável. O único problema que você está tendo é o que todo mundo tem, que é fósforo e matéria orgânica. O seu solo foi sofrendo, um fogo aqui, outro acolá, e aí o seu solo foi empobrecendo de matéria orgânica. E fósforo, é claro. Você pode partir para um Braquiarão, tem o Paiaguás que você pode plantar. É só questão de fazer uma adubação, preparar o solo para realmente ter uma boa produção”, comentou.
+ A análise indicou que o solo da minha fazenda tem fertilidade média a baixa. Como corrigir?
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Confira o vídeo completo pelo vídeo a seguir: