PASTOTEC

Irrigação de pastagem: confira as melhores tecnologias para a sua fazenda

O engenheiro agrônomo Wagner Pires, embaixador de conteúdos do Giro do Boi, fala das tecnologias de irrigação do pasto. Assista ao vídeo

Está pensando em irrigar sua pastagem? O Giro do Boi deu dicas importantes para turbinar a comida mais barata que há para o gado. Assista ao vídeo abaixo e confira as melhores tecnologias de irrigação para a sua fazenda.

As recomendações foram do engenheiro agrônomo Wagner Pires, embaixador de conteúdos do Giro do Boi, e que apresenta semanalmente o quadro Pastotec.

O especialista ressaltou a importância da irrigação das áreas de pastagem.

“A irrigação de pastagem está crescendo assustadoramente no Brasil”, diz o especialista.

No quadro, Pires trouxe um panorama de como a tecnologia evoluiu nos últimos anos, os maquinários que distribuem a água por toda a área e trouxe dicas de como escolher o melhor sistema de irrigação para sua propriedade.

Tipos de irrigação para pasto no Brasil

Boiada em pasto tifton com irrigação subterrânea. Foto: Divulgação
Boiada em pasto tifton com irrigação subterrânea. Foto: Divulgação

A irrigação para as áreas de pastagens pode ser feita por aspersores, pivôs centrais e ultimamente tem crescido bastante a tecnologia de irrigação por gotejamento subterrâneo.

“O suprassumo da tecnologia de irrigação é o gotejamento subterrâneo”, diz Pires.

A tecnologia além de trazer uma grande economia no uso de água, também traz uma redução considerável em energia elétrica. 

Pontos de atenção ante de irrigar o pasto

Irrigação por pivô central em áreas de pastagem. Foto: Reprodução

Antes de dar início, o especialista lista alguns pontos de atenção para poder adotar a tecnologia de irrigação no pasto na fazenda.

  1. Quanto de água está disponível na fazenda?
  2. Se a água já tem outorga ou não.
  3. Se for tirar água de um poço, o volume de água permite a irrigação?

Especial PastoTec

Acompanhe o Giro do Boi e assista aos demais episódios do PastoTec. Também serão apresentados temas como tecnologias sobre pastagens existentes no mercado como cerca elétrica, uso de herbicidas, espécies híbridas, curral, biossoluções, organomineral, divisão e capineira.

Sair da versão mobile