Inmet prevê tempestades no Sudeste e Sul do Brasil no fim de semana

Virada de tempo provoca tempestades no Sudeste e Sul do País e meteorologista alerta para possibilidade de granizo em algumas áreas

Na previsão do tempo desta sexta-feira, dia 04, o coordenador regional do Inmet Marcelo Schneider detalhou as condições meteorológicas para os próximos dias. Segundo o especialista, deve haver tempestades no Sudeste e Sul neste fim de semana, incluindo possibilidade de granizo.

Conforme explicou Schneider, uma área de instabilidade desce da parte mais norte do País nesta sexta, atingindo SP e região do Triângulo Mineiro. “Perspectivas para os próximos dias: permanece a área de umidade sexta, sábado. E também a gente vai ver domingo e segunda-feira no Norte do Brasil. As áreas com pancadas de chuva, inclusive, vão ter bastante acumulados. A mudança de quinta para sexta é que essa área de instabilidade que está no Paraná avança para o estado de São Paulo. Então, bastante chuva com bastante tempestade nesta sexta-feira deve ocorrer sobre a capital paulista”, disse em resumo.

FRENTE FRIA NO SUL

Além disso, uma frente fria chega ao Sul e provoca mudanças. “Intensifica a instabilidade de domingo para segunda, inclusive com granizo naquela região. Depois disso, terça-feira, esse sistema vai para o oceano e fica semi estacionário na altura do Paraná, São Paulo, produzindo novas pancadas de chuva”, acrescentou.

TEMPESTADES NO SUDESTE E SUL

Em suma, Schneider apontou as regiões que mais devem receber as tempestades no Sudeste e Sul do País. “Granizo entre São Paulo, região de Minas, talvez o Triângulo. Extremo sul de Minas Gerais também no sábado e São Paulo. Rio Grande do Sul no sábado na região da fronteira. São as áreas prováveis de granizo”, projetou.

Depois disso, o meteorologista detalhou os volumes de chuva. A princípio, no setor amazônico, incluindo extremo norte de MT, sul do PA e sul do AM, os volumes devem passar dos 150 mm. Algumas áreas do Maranhão também terão chuvas expressivas.

Contudo, nas demais áreas, as chuvas deve ter caráter mais irregulares. “Algumas áreas de tempestade. Volta a ter chuva mais intensa no Sul do Brasil na virada do final de semana e segunda-feira sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Algumas áreas com volumes locais podendo passar de 50, 70 mm”, frisou.

PRÓXIMA SEMANA

De acordo com Schneider, a tendência para a semana de 11 a 18 de março é de chuvas em SC, PR, centro-sul de SP, parte de MS e áreas mais ao norte do Brasil.

Finalmente, o especialista aproveitou a oportunidade para responder telespectadores. Em primeiro lugar, tirou a dúvida de Vanessa Machado, de Franca-SP. Logo depois, também atendeu Antônio Carlos, que tem propriedades nas regiões de Assu-RN e Barreiras-BA.

Por fim, veja detalhes da previsão de tempestades no Sudeste e Sul e a resposta aos telespectadores a seguir:

Foto: Gilson Abreu/AEN

Sair da versão mobile