Inmet alerta para queda granizo do PR até sul de GO neste fim de semana

Meteorologista antecipou ainda que haverá condição chuvosa em boa parte do Brasil Central pelas próximas duas semanas, com locais em que os volumes podem passar dos 100 mm

O Inmet lançou um alerta para queda de granizo em estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste neste fim de semana, entre sexta, 29, e principalmente sábado, dia 30.

Segundo meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Mapa, “a umidade fica do setor amazônico até o Centro-Oeste, até essas regiões entre o norte do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul. Ou seja, isso vai possibilitar que as pancadas de chuva continuem acontecendo”, apontou.

Logo depois, Schneider avisou os locais que podem receber temporais e queda de granizo. “De alertas para os próximos dias, principalmente sexta e sábado, sábado especialmente, tem previsão de granizo. São chuvas intensas no oeste do Paraná, mas principalmente entre o norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás e essa região talvez na divisa do Triângulo Mineiro com São Paulo”, especificou.

PREVISÃO PARA O INÍCIO DE NOVEMBRO

Além disso, a condição de umidade deve perdurar pelas próximas semanas. “Essas próximas duas semanas ainda vão ser favoráveis à permanência de umidade nesta parte Centro e Norte do Brasil. Por causa disso, então, tem expectativa de as chuvas ficarem mais intensas no Centro-Norte e Nordeste do País”, projetou.

“Gradativamente ocorre uma diminuição das chuvas no Sul do Brasil, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, acrescentou o especialista.

Por fim, Marcelo Schneider detalhou a previsão para a próxima semana, com locais em que o acumulado de chuvas pode passar dos 100 mm.

“São duas áreas mais volumosas de chuva entre Mato Grosso do Sul, divisa de São Paulo com Minas Gerais, sul de Goiás e essa região centro-sul de Mato Grosso. Os volumes devem passar dos 100 mm naquela região. Outras áreas onde deve ter chuva, que é tradicional, é lá na região norte de MT […]. E nessa região de Minas, na divisa com São Paulo e, talvez, sul do Espírito Santo talvez. Algumas regiões ficando até acima dos 120, 130 mm em Minas Gerais, zona sul do estado e Zona da Mata mineira”, completou.

Em suma, a previsão do tempo para este final de semana, incluindo a queda de granizo, e próximos dias está disponível no player abaixo:

Foto: Paulo Lanzetta / Reprodução Embrapa

Sair da versão mobile