Nesta quarta, dia 30, o coordenador regional do Inmet e meteorologista Marcelo Schneider fez um alerta aos produtores brasileiros para uma forte onda de calor que deve atingir estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Norte do Paraná.
“Esta deve ser a área mais crítica porque além de pouca chuva, deve ter muito calor nos próximos dias. A chuva vai aumentar um pouco no Sul do Brasil, o mapa mostra que o volume de chuvas deve ficar acima dos 100 mm até o próximo sábado”, disse Schneider
No Rio Grande do Sul, o calor deve ser intenso nos locais em que não deve haver precipitações, com temperaturas que vão beirar os 40º C . “Desde o Sul do Brasil até parte de São Paulo, as temperaturas vão ficar além dos 36º C. E vai um aviso especial, de quarta para quinta-feira, no Norte do Paraná, as temperaturas vão se aproximar dos 38º C a 39º C. Há pontos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina que as temperaturas chegam próximas dos 40º C”, avisou o meteorologista.
Outro alerta feito por Schneider é para o provável ressecamento do solo na faixa que vai entre o PR, passando por SP, MG e BA. “Até a próxima sexta-feira, pouca chuva entre Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia e com muito calor, o que deve provocar ressecamento do solo mais rápido nestas regiões”, concluiu.
Veja as considerações do meteorologista na íntegra: