As infestações de cigarrinhas-das-pastagens e lagartas têm causado grandes prejuízos aos pecuaristas em vários estados brasileiros. Com a chegada das chuvas, a proliferação dessas pragas atingiu níveis alarmantes, deixando produtores sem pasto para alimentar seus animais. Assista ao vídeo abaixo e confira esta história.
No entanto, o engenheiro agrônomo Danilo Vedove, CEO da Agrozoo, apresentou uma solução promissora: o uso de um biológico inovador que combate de forma eficaz tanto cigarrinhas quanto lagartas, além de outras pragas como percevejo castanho e mosca-branca.
Ataques em larga escala comprometem a produção
Segundo Vedove, o cenário atual é crítico, especialmente no bioma amazônico, onde fazendas chegaram a perder 100% das pastagens.
O problema é agravado pela falta de ação preventiva por parte de alguns produtores, já que, ao permitir que as ninfas das cigarrinhas se desenvolvam, o ciclo de reprodução das pragas se intensifica.
“Uma única cigarrinha deposita até 100 ovos a cada sete dias. Sem controle, o impacto no pasto é devastador”, alertou.
Tecnologia biológica: prática e eficiente contra lagartas e as cigarrinhas-das-pastagens
A solução apresentada pela Agrozoo é o biológico Biotop, um produto líquido que combina quatro microrganismos com ação sinérgica.
Diferentemente de muitos produtos biológicos que exigem refrigeração, o Biotop é de fácil armazenamento e aplicação, podendo ser misturado a herbicidas para otimizar operações no campo.
Além disso, tem ação prolongada, sendo eficaz com apenas uma ou duas aplicações durante o período das águas.
Impacto nas pastagens e lavouras
O Biotop já demonstrou resultados significativos em áreas altamente infestadas. Em experimentos, pastagens tratadas mantiveram-se verdes e saudáveis por mais de 45 dias após a aplicação, enquanto áreas vizinhas, sem tratamento, ficaram completamente devastadas.
“É uma tecnologia sustentável, que atua diretamente na raiz do problema, eliminando ninfas dentro das espumas e evitando que se tornem adultas”, explicou Vedove.
Uma solução ampla para o campo brasileiro
Além de ser eficiente no controle de cigarrinhas e lagartas, o Biotop mostrou eficácia em culturas como milho, cana-de-açúcar e outras forragens, combatendo também o bicudo-da-cana e a marronava.
Com isso, a tecnologia reduz o uso de inseticidas químicos, trazendo benefícios econômicos e ambientais aos produtores. Para outras informações e entrar em contato com a empresa clique aqui e acesse o site.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.