ILPF fomenta produção sustentável em fazenda no sul da Bahia

Garrotes foram terminados com cerca de 20@ com bom rendimento de carcaça em fazenda em Teixeira de Freitas-BA; confira ainda lotes vindos de MS e RO

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta segunda-feira, 07/03. Os animais vieram de fazendas no sul da Bahia, de Itaquiraí-MS e Ariquemes-RO.

ITAPETINGA-BA

Em primeiro lugar nos destaques do Giro pelo Brasil desta segunda, 07, esteve a Fazenda Santa Fé, no sul da Bahia, em Teixeira de Freitas. Na região, o produtor Jurandir Boa Morte aproveitou a pluviosidade (1600 a 1700 mm anuais) e implementou ILPF para engordar bem a boiada.

Em síntese, são mais de dois mil hectares com integração de eucalipto, capim, milho e sorgo para o gado na fazenda no sul da Bahia. A propriedade faz a reposição de bezerros Nelore e anelorados e garrotes para a engorda na área.

Conforme contou o originador do Friboi de Itapetinga-BA Lucas Oliveira, a fazenda no sul da Bahia aproveitou seu potencial para praticar a pecuária sustentável. “Um tema que está crescendo esse ano é sustentabilidade. Então tem essa integração lavoura-pecuária lá, no caso, com eucalipto, braquiária, o boi no meio com suplementação a pasto. Isso está dando muito resultado”, disse Lucas em resumo. “A boiada está engordando na sombra”, completou.

Além disso, o comprador de gado detalhou o sistema produtivo da pecuária e ressaltou a qualidade das carcaças. “Se você ver pelas fotos, não tem boi magro. A boiada é gorda, nova. […] Eles montaram até uma fábrica de ração. Então os garrotes até 14@ a 15@ ficam no proteinado e chegam às 16@. Depois disso, eles comem 2kg de ração por dia até as 19@, quase 20@ pelo bom rendimento de carcaça”, acrescentou.

CAMPO GRANDE-MS

Logo depois do destaque para a fazenda no sul da Bahia, o Giro pelo Brasil apresentou o trabalho da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, já no Cerrado. A propriedade de Geovani de Col Teixeira está em Itaquiraí-MS e ganhou o toque do berrante por lote de novilhas Angus. “O Angus dele sai na frente. […] É o que sai na frente em peso, em acabamento, precocidade. É um espetáculo”, reconheceu o gerente de originação da unidade I do Friboi em Campo Grande-MS, Maikel Nantes.

De acordo com Nantes, algumas das novilhas Angus de 18,2@ de média receberam prêmio de R$ 21/@ pelo Protocolo 1953, fora o incentivo do Precoce MS.

ARIQUEMES-RO

Por último, destaque para uma boiada de 21@ que engordou com suplementação a pasto na Fazenda Dama de Ouro. A propriedade de José Getúlio Gonçalves fica em Ariquemes-RO. “A fazenda trabalha com cria, recria e engorda, o ciclo completo. Tem uma boiada que engordou com uma ração a pasto. É um gado muito bem tratado. Nesse sentido, parabéns pelo trabalho feito pela família”, enalteceu o originador da Friboi no escritório de Ariquemes, Sebastião Silvério.

Sair da versão mobile