PRODUÇÃO LEITEIRA

Girolando ou Holandês? Qual a raça mais indicada para o semiárido brasileiro?

Confira a resposta do zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Gado Girolando ou Holandês? Qual a raça seria a mais indicada para a produção leiteira no semiárido brasileiro? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta na detalhada.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista João Filho, no interior do Ceará. O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 18.

O produtor escreveu ao Giro do Boi e pediu a recomendação de qual sêmen usar nas suas fêmeas mestiças, Girolando ou Holandês?

Ele está começando um projeto de inseminação na fazenda, e quer melhorar o rendimento das vacas e, claro, aumentar a sua produção leiteira.

Quem respondeu foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

Genética leiteira adapta ao calor

Exemplar de touro Girolando. Foto: Divulgação
Exemplar de touro Girolando. Foto: Divulgação

A recomendação é justamente a opção de uma raça mais adaptada ao calor. Por isso a indicação é para touros da raça Girolando.

“Há exemplares de touros Girolando com genética para resistência a estresse calórico. Animais com robustos e com sensibilidade menor”, diz Marquez.

Esses touros inclusive podem até gerar filhas que produzem até mais leite.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.

Sair da versão mobile