O programa Giro do Boi desta sexta-feira, 20, trouxe dicas importantíssimas para este período de geadas intensas: o que fazer quando ela atinge os pastos. Lembrando que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê duas ou três invasões de ar polar que vão trazer as geadas até julho.
VEJA | Meteorologista faz o alerta de geadas muito fortes até julho
Mandar o gado para imediatamente para o pasto é basicamente a recomendação da doutora em zootecnia Janaína Martuscello, integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.
Portanto há dois tipos de manejo: antes e depois da geada.
Antes da geada: Se o produtor souber que está certo, vai cair a geada em seu pasto, ele deve aumentar a lotação do seu pasto para diminuir a massa disponível. “Quanto maior for o consumo e o rebaixamento do pasto, menor será o impacto da geada para a forragem”, diz Janaína.
Depois da geada: Logo após a geada, o produtor precisa levar os animais para comer imediatamente a macega ou bucha que estiver disponível. “Recomendo que o pecuarista coloque no cocho um sal proteinado para estimular que os animais comam esse material seco”, diz a pesquisadora, se referindo aos pastos queimados pela geada.
Outra recomendação é escolher uma variedade que possa ser mais resistente às geadas.
Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo com os animais, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.