Uma produção de top de gado foi destaque no quadro Giro pelo Brasil desta sexta-feira, 10. A carne de um lote de novilhos de até dois dentes está partindo de Goiás para a China. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.
A produção de bovinos jovens Marly Ferreira Quagliato, da fazenda Bandeirante, no município de Novas Crixás (GO). A pecuarista faz parte de uma família que é ícone na produção de gado de corte no Estado.
“Foi de fato um gado top de excelente qualidade. O lote foi de uma boiada terminada em confinamento”, diz o originador Ricardo Bueno dos Santos, mais conhecido como “Cipó”, da unidade da Friboi de Mozarlândia (GO).
O abate foi de 250 cabeças de bovinos Nelore de zero a dois dentes. O peso médio por carcaça foi 21,1 arrobas (317 quilos). A propriedade é uma das que estão aptas no País a exportar para Europa e China.
Goiás é destaque na exportação de carne bovina para a Europa
Com o abate anual de 1,2 milhão de animais destinados à exportação para o continente europeu, a pecuária goiana já figura na terceira colocação na quantidade de animais rastreados, atrás somente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
São 300 propriedades no estado inscritas no Sisbov, o que representa 23% do total de unidades aptas às exportações.
Segundo o Ministério da Agricultura, somente em 2022 foram realizadas mais 16 auditorias de habilitação de propriedades goianas para exportações à União Europeia.
Para ser habilitado a exportar para lá, os pecuaristas interessados devem contratar uma certificadora autorizada pelo Mapa. Somente após a auditoria da empresa, é que os animais são identificados com os brincos Sisbov.