O seu gado está com feridas? Saiba agora qual a possível causa e como tratar esse mal. O esclarecimento foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 14.
A dúvida veio do pecuarista José Carlos, do município de Miranorte (TO). Ele inclusive mandou uma foto de vaca com feridas pelo corpo.
“Provavelmente esse animal relou num tronco de árvore ou tronco de cerca para se coçar e acabou levando um ferimento”, diz o médico veterinário, consultor e professor, Guilherme Vieira.
Possível causa
As lesões sugerem, conforme a foto acima, uma infecção chamada de dermatofitose. Ela é causada pelo fungo chamado Trichophyton verrucosum, segundo Vieira.
Tratamento da dermatofitose
O especialista recomenda separar imediatamente os animais, e limpar os ferimentos e deixar os bovinos num ambiente mais limpo possível.
A limpeza das feridas pode ser feita com uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água fervida ou filtrada.
Além disso, é recomendado passar uma pomada antisséptica sob prescrição do médico veterinário que atende a fazenda.
Requeima
“Se for um caso de requeima, deve se retirar esses animais de pastos de Brachiaria e leva para outros pastos, que não seja Brachiaria, e prendendo esses animais longe dos demais para evitar a proliferação”, diz Vieira.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail girodoboi@canalrural.com.br.
Links de referência